PMOC: Climatização

No âmbito da engenharia e construção civil algumas áreas merecem cuidado e atenção. Um ambiente climatizado, por exemplo, não se limita apenas à instalação de aparelhos de ar condicionado, é preciso executar um Plano de Manutenção, Operação e Controle.

Mas para que serve o PMOC?

Acima de tudo: para garantir a qualidade da sua vida.

Além disso, serve para minimizar o risco potencial à saúde dos ocupantes devido à permanência prolongada em ambientes climatizados.

Para manter a qualidade do ar de interiores em ambientes climatizados e sua correlação com a Síndrome dos Edifícios Doentes relativa à ocorrência de agravos à saúde.

E, também, zelar a ampla e crescente utilização de sistemas de ar condicionado no país em função das condições climáticas.

O que é esse plano?

O PMOC é necessário para as verificações e correções técnicas executadas em cada ponto do sistema de climatização. O número de ocupantes de cada ambiente, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local devem ser especificados para o correto funcionamento dos ambientes climatizados.

O PMOC é obrigatório?

Sim, o PMOC é obrigatório, exigido pela portaria 3.523 de 28 de agosto de 1998. Nele é estipulado quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do sistema de climatização. E para obtê-lo é necessário um responsável técnico (Engenheiro Mecânico) para sistemas de climatização com capacidade acima de 60.000 Btus/h. Mesmo que esta capacidade seja atingida pela soma de pequenos sistemas/condicionadores de ar dentro de um mesmo ambiente.

Quais os riscos em não ter o PMOC?

Prejudicar sua saúde.

Sem um plano bem definido você pode colaborar para uma micro epidemia de doenças oriundas da má qualidade do ar (Síndrome do Edifício Doente) e prejudicar os ocupantes destes ambientes.

Outra consequência pode ser multado por não cumprimento da portaria 3.523 de 28 de agosto de 1998 em valores que podem chegar a R$ 200 mil.

 

Comments are closed.